TEREZINHA DE JESUS - A TETÊ DE CUITÉ

"Estou fazendo este blog porque quero registrar um pouco da minha vida. "Sou paraibana da Cidade de Cuité - Pb., a minha deficiência é o resultado de um acidente na sala de parto, luto pelos portadores e portadoras de deficiência e para que todas as mulheres tenham um saúde sexual e reprodutiva de qualidade."

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Portador de Necessidade Especial 05

Inclusão



Quando se fala em inclusão escolar, não se trata apenas de reunir os “diferentes”, proporcionando um ensino igual para todos, o que leva a uma tentativa de normatizá-las para que convivam numa mesma sala.
Inclusão escolar, significa proporcionar a todos os alunos, o aprendizado de conviver com a diversidade. Esta experiência faz parte de toda cultura, de qualquer sociedade. Não é possível apagar as diferenças, inclusive no que diz respeito ao aprendizado. A inclusão que imaginamos não é a mesma que se vê na prática.

Há quem defenda a escola especial ou segregada.
Dizem que assim a escola poderá acompanhar o rítimo da criança.Ela não se sentirá frustrada por não alcançar o mesmo desempenho que os outros. Dizem ainda que a escola não está preparada para proporcionar o reforço necessário à criança, e que os professores não estão capacitados para lidar com crianças que tenham deficiência cognitiva de forma geral. Pensam também que os pais estão mais preocupados com sua própria auto estima que com o bem-estar da criança.
Em contrapartida, há os que defendem a escola regular inclusa.
Afirmam que segregar é uma violação de direitos, e a escola especial segrega. Dizem que a escola especial dificulta a inclusão social e não protege a criança da discriminação.Falam ainda que crianças são todas diferentes entre si, e nem por isso cada uma dessas diferenças necessitam de escolas especias (ex. magras, obesas, estrábicas, etc.). Reforço escolar é obrigação de "Toda a escola".
Dizem ainda que a escola inclusa ajuda a criança a desde cedo lidar sem preconceito com a diversidade. Proporciona ao professor aceitar diferenças de qualquer natureza, e até mesmo, desenvolver potencialidades individuais. 




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