TEREZINHA DE JESUS - A TETÊ DE CUITÉ

"Estou fazendo este blog porque quero registrar um pouco da minha vida. "Sou paraibana da Cidade de Cuité - Pb., a minha deficiência é o resultado de um acidente na sala de parto, luto pelos portadores e portadoras de deficiência e para que todas as mulheres tenham um saúde sexual e reprodutiva de qualidade."

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Portador de Necessidade Especial 03

Escola


Ensinando Crianças Portadoras de Necessidades Especiais

_O que é Educação Especial?

 

Conceito:


É o ramo da pedagogia que estuda e reúne os métodos e processos adequados aos indivíduos que não podem se beneficiar apenas do ensino, pois necessitam de orientação e de recursos especiais para atingirem o rendimento máximo de suas potencialidades.

 

Objetivo:


O objetivo geral da Educação Especial é dar assistência às crianças excepcionais, preparando-as para a vida.
Uma das situações mais críticas da vida do PNES é a entrada na escola.
Ansiedade, depressão, intolerância,fantasia, fuga, egocentrismo, crises de identificação, etc., são traços que variam de um para outro, conforme o meio social. A sensação de “inadequado”, de “inútil”, é inevitável; só que deve ser minimizado por envolvimento afetivo e sócio educacional coerente e realista.
Por natureza, a inadaptação é uma condição de aprendizagem do PNES e do não PNES. Inadaptados somos todos nós, uns mais que os outros em várias situações de aprendizagem.Por isso, não se pode confundir criança inadaptada, com criança Pnes.
Freud explica, podemos ter crianças Pnes perfeitamente adaptadas e crianças não Pnes não adaptadas.
A definição da “criança deficiente” aceita intencionalmente, e que foi aprovada pelo Council of Exceptional Children (CEC) no l Congresso Mundial (1978) sobre o futuro da Educação Especial, é o seguinte:
“ A criança deficiente” é a criança que se desvia da média ou da criança normal em:(1)características mentais; (2)aptidões sensoriais; (3)características neuromusculares e corporais; (4)comportamento emocional e social; (5)aptidões de comunicação e (6)múltiplas deficiências; até ao ponto de justificar e requerer a modificação das práticas educacionais ou a criação de serviços de educação especial no sentido de desenvolver ao máximo as suas capacidades.
No futuro, o desafio está em garantir a todos a igualdade de oportunidades sociais e educacionais. As apostas devem ser positivas e promover a integração social de todos os cidadãos sem exceção.
Há que envolver os pais no processo de integração, visto que são os primeiros agentes na intervenção educacional. A sua ação deve ser em conjunto com educadores e especialistas.








 

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